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Utilizadores Software TOCONLINE sem acesso a serviços

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Milhares de utilizadores do Software de Contabilidade TOCONLINE, desenvolvido pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), estão a viver momentos complicados derivado à quebra de serviço prestado pela mesma, o que levou os fabricantes de Software de Gestão a fazer o seguinte comunicado:

SITUAÇÃO INACEITÁVEL VIVIDA POR MILHARES DE CLIENTES DE TOCONLINE

Os fabricantes de software Nacional (Primavera, PHC, Centralgest, Eticadata, Olisoft, Prototipo e Moloni), há já algum tempo que vêm criticando o modo de operação da OCC, por sair do que é o seu propósito (Regular a classe dos Contabilistas Certificados em Portugal)

Com o objetivo de apoiar os milhares de profissionais que são utilizadores do software TOCONLINE, a Primavera e os seus Parceiros decidiram oferecer os seguintes descontos no licenciamento do ERP Primavera V10 até 31 de Dezembro de 2018:

ERP Professional for Accountants v10:
• Desconto de 50% na 1ª subscrição anual do módulo de Contabilidade
• Desconto de 20% na 1ª subscrição anual dos restantes módulos

Accountant Suite v10:
• Desconto de 30% na 1ª subscrição anual

Se é utilizador do TOCONLINE e pretende ter acesso ao licenciamento e a serviços de implementação especiais, contacte-nos através deste link:

Contactos

 

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RGPD – Violação de Dados – CIA (Confidencialidade, Integridade e Acessibilidade)

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Ao abrigo do RGPD, a Violação de Dados tem vários tipos, o chamado CIA! Que é a Confidencialidade, a Integridade e a Acessibilidade.

Consideramos importante perceber em primeiro lugar o que é uma Violação de Dados:

Desta forma, sempre que existe destruição, perda, alteração, divulgação ou acesso, de dados pessoais, não autorizados, temos uma Violação de Dados!

Em que consiste o CIA?

Como podemos mitigar os riscos do CIA?

Somos da opinião que é além de medir o risco dos tratamentos de dados pessoais que fazemos na organização, é também importante e medir o risco de segurança das nossas aplicações, rede, equipamentos, etc.

Como a entidade de controlo (CNPD) vai agir e aplicar coimas em casos destes?

“Através recente caso do Hospital do Barreiro, conseguimos perceber que a aplicação de coimas será avaliada através destes parâmetros, ora vejamos a deliberação da CNPD assinada no dia 11 de Outubro de 2018, refere que pelo menos nove profissionais com funções na área dos serviços sociais dispunham de acessos que deveriam ser da exclusividade dos médicos. A CNPD também justificou a aplicação das coimas com o facto de estarem registados 985 médicos com contas ativas que davam acesso aos ficheiros clínicos, apesar de os quadros do Hospital do Barreiro apenas contarem com 296 médicos (a disparidade entre número de contas e número de médicos estará relacionada com as passagens temporárias determinadas pelo sistema de colocação dos profissionais de saúde).

Tendo em conta o cenário que foi apurado numa primeira inspeção que remonta a julho, a deliberação da CNPD identificou três infrações: violação do princípio da integridade e confidencialidade, violação do princípio da minimização de dados que deveria impedir o acesso indiscriminado a dados clínicos dos doentes, e incapacidade do responsável pelo tratamento dos dados para assegurar a confidencialidade e a integridade dos dados. As duas primeiras infrações foram punidas com coima 150 mil euros cada, enquanto a terceira representou um acréscimo de 100 mil euros.

Face a estes argumentos, a CNPD recordou que mantém a função de controlo conferida pela lei anterior ao RGPD (e que deverá manter depois do processo legislativo do RGPD ficar concluído em Portugal), e sublinha que o Hospital do Barreiro admitiu que tinha conhecimento das «insuficiências do sistema», mas não se coibiu de «continuar a atribuir privilégios de acesso indevidos a um conjunto de profissionais que nunca deveriam poder aceder indiscriminadamente aos ficheiros clínicos dos doentes». Além de não ter tomado medidas por iniciativa própria, «a arguida jamais terá tido cuidado de interceder junto da SPMS por forma a corrigir este aspeto do sistema que, como a atualização recente demonstra, devia e podia ser alterado previamente», concluiu a CNPD.”

Fonte: Informação sobre a deliberação da CNPD retirada da Exame Informática

 

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Comportamentos Vs. Segurança dos Sistemas de Informação

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Muito se tem falado nas ciberameaças no que diz respeito à segurança dos Sistemas de Informação das organizações, mas mais do que temer estes ataques organizados, devemos olhar para dentro das organizações e procurar implementar políticas de segurança de informação que mitiguem as falhas internas.

Segundo o estudo “Cost of Cybercrime”, da consultora Accenture, 81% das quebras de segurança nas empresas resultam de roubos de credenciais, na maioria dos casos resultantes de comportamentos menos adequados dos colaboradores, tais como deixar ligado o PC sem estar bloqueado nas ausências, partilhar passwords com os colegas, escreveu-las em locais visíveis, entre outros.

Embora supostamente seja senso comum que as passwords são como a escova de dentes, não se devem partilhar, podemos constatar que devemos sempre questionar se o nosso senso comum é igual ao dos nossos colegas, como podemos ver no vídeo em baixo, em que um membro do parlamento português afirma publicamente que é impossível trabalhar em equipa sem esta partilha.

https://dms.licdn.com/playback/C4D05AQFTTiNyoCT7RQ/08a960fded204fe983b1076b77a7950e/feedshare-mp4_3300-captions-thumbnails/1507940147251-drlcss?e=1544112000&v=beta&t=W1Jv6ViqzQ1aJhQ9aMwobJHitf298zVsDd2xuWapZxc

O RGPD menciona várias diretrizes neste sentido, por isso consideramos importante criar, escrever, testar e controlar os novos procedimentos!

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Framework RGPD RB Consulting

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A RB Consulting criou uma Framework de trabalho totalmente desenhada para as necessidades das Empresas Portuguesas.

Esta Framework contempla 2 níveis de serviço (TaylorMade e OneShot), dependendo da dimensão/necessidade da organização:

Esta Framework concentra-se num conjunto de controlos-chave e capacidades. Estes podem ser resumidos em seis pilares vitais:

RAP:

O RAP (Registo de Atividades de Processamento) está no centro da nossa Framework. Este baseia-se no Artº 30 do RGPD e é a fase mais demorada do programa de conformidade, onde são identificados todos tratamentos da organização que contém dados pessoais.

 

Matrizes:

A RB Consulting criou um conjunto de Matrizes baseadas no Regulamento, no European Board Data Protection (WP 29), na ICO e outros organismos especializados em RGPD e privacidade.

Estas matrizes baseadas em gestão de risco permitem as organizações decidir com bases mensuráveis todas as decisões necessárias para a Conformidade no RGPD.

 

Testes:

Após as tomadas de decisão baseadas no RAP e nas matrizes de risco, consideramos imprescindível analisá-las e testá-las se foram as mais corretas

 

Políticas:

As Políticas de Privacidade servem para dar a conhecer aos vários Stakeholders (utilizadores do site, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, entre outros) que decisões as organizações tomaram e que procedimentos definiram baseada nos tratamentos de dados pessoais descritos no RAP.

 

Ações:

Aqui definimos as ações necessárias para mitigar os riscos encontrados nos tratamentos de dados pessoais

Sensibilização:

A Sensibilização para a mudança cultural da organização é constante durante a implementação do programa de conformidade.

Esta inicia com a equipa de implementação RGPD interna, administração e termina com todos os colaboradores que tratam dados pessoais dos vários Stakeholders.

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Primavera PFR (PT) – Informação Empresarial Simplificada (IES)

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Informamos que foi publicado o Decreto-Lei nº 87/2018, de 31 de outubro, que tem por objetivo simplificar o preenchimento dos anexos A e I daInformação Empresarial Simplificada (IES), através do seu pré-preenchimento com os dados extraídos do ficheiro SAF-T (PT).

As novas regras de preenchimento aplicam-se à entrega da IES a partir de 1 de novembro de 2018. No entanto, até à data, os novos formulários da IES e a portaria que regulamenta a submissão do SAF-T (PT) ainda não foram publicados.

A PRIMAVERA continuará atenta a este processo no sentido de disponibilizar a atualização o mais breve possível, logo que a AT dê a conhecer os novos requisitos.

Entretanto, lembramos que esta nova forma de submissão da IES, com base no ficheiro SAF-T (PT), pressupõe a utilização dos planos de contas em correspondência com as Taxonomias, de acordo com o Referencial Contabilístico.

Neste âmbito, desde 2017, a PRIMAVERA disponibiliza ao mercado uma versão do produto que permite atualizar, utilizar e validar os planos de contas em concordância com as Taxonomias, bem como exportar o ficheiro SAF-T (AT) com esta informação.

Âmbito

Produtos: ERP
Localizações: Portugal

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Primavera Pssst! e Tlim – Disponibilização da versão 8.30 SR6

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Estão disponíveis para download as versões 8.30 Service Release 6 (SR6) do Pssst! e Tlim.

Estas versões incorporam a certificação de novos equipamentos, novas funcionalidades e um conjunto alargado de melhorias solicitadas pelo mercado. De entre as várias novidades, destacamos as seguintes:

  • Pré-visualização – possibilidade de visualizar os documentos, listagens e mapas previamente no ecrã e, opcionalmente, imprimir;
  • Geometria do Ecrã – configuração da largura da grelha de registo de modo a otimizar o uso em ecrãs Standard (4:3), Wide (16:9) e Ultrawide (21:9);
  • Largura de Impressão – possibilidade de definir o número de colunas de impressão de forma a adaptar os documentos às diversas larguras de impressão, desde impressoras reduzidas (32 colunas) até às estendidas (80 colunas).

Pssst!:

  • Melhoria geral nos pedidos – possibilidade de configurar a impressão do pedido em função da origem (local, terminais de rede ou mobile); novas configurações das observações; melhorias na formatação dos pedidos e impressão de alteração de pedido;
  • Descarga de cartões pré-pagos – devoluções de dinheiro ou reutilização de cartões em estabelecimentos com consumo mínimo.

Tlim:

  • Cartões recarregáveis – nova funcionalidade.

Pssst!Mobile:

  • Melhoria nas observações – suporte às observações de componentes de produtos compostos.

POS Integrator:

  • Suporte a contas caixa (da tesouraria) distintas para os movimentos de abertura e fecho.

Ferramentas de Integração:

  • Cloud Services – melhorias na infraestrutura de integração através de Web Services. Esta tecnologia está disponível para todos os clientes que possuam licença do P&T Exchange.

Novos Equipamentos Certificados

  • Terminais de contagem de dinheiro CashDro 3 e 5;
  • POS portátil Libra 1100.

Como Atualizar

Para obter estas atualizações será necessário instalar as seguintes versões que nos podem solicitar via email:

  • Pssst! – 8.3002.1335
  • Tlim – 8.3002.1335
  • POS Integrator – 8.3001.1115
  • Pssst!Mobile – 8.30.15
  • SDK Extensibilidade – 1.00.0015

Âmbito

Versões: 8.30
Produtos: Pssst!, Tlim, POSI, Pssst!Mobile e SDK Extensibilidade.
Localizações: Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

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Primavera RHP (PT) – Mapa de Seguros: exclusão de remunerações sem caráter de regularidade

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Informamos que foi disponibilizada uma atualização que, mediante configuração, permite excluir do Mapa de Seguros as remunerações que não tenham caráter de regularidade, respondendo assim melhor às necessidades das organizações e à legislação aplicável.

Desta forma, passa a ser possível indicar quais as remunerações a incluir, excluir ou a incluir parcialmente no Mapa de Seguros, de forma independente do reportado na Declaração de Remunerações para a Segurança Social.

Verifique informações em baixo para mais detalhe:

Configuração das remunerações a considerar no Magnético do Mapa de seguros

O Mapa de Seguros, disponível em Declarações Fiscais e Oficiais | Recursos Humanos | Mapas Oficiais | Seguros – Declaração de Remunerações, reflete os dados que constam na Declaração de Remunerações para a Segurança Social.

No entanto, de acordo com a legislação que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, “(…) Entende-se por retribuição mensal todas as prestações recebidas com carácter de regularidade que não se destinem a compensar o sinistrado por custos aleatórios”.

Assim, é defensável que apenas constem do mapa de seguros as remunerações que cumpram estes requisitos, excluindo-se consequentemente as que não cumpram.

Desta forma, é possível definir para cada remuneração se esta deve ou não ser considerada no Mapa de SegurosDeclaração de Remunerações, permitindo assim a geração do ficheiro magnético respetivo a entregar às Seguradoras.

Para definir as remunerações que devem ou não ser incluídas nesta declaração, na área Magnético Seguradoras, em Tabelas | Recursos Humanos | Dados de Processamento | Remunerações, ative uma das 3 opções:

  • Declarar valor sujeito a segurança social – a parte isenta da remuneração não será declarada nos dois mapas (Declaração de Remunerações para a Segurança social e magnético para as seguradoras);
  • Declarar valor isento e sujeito a segurança Social – na Declaração de Remunerações para a Segurança Social apenas é declarada a parte abaixo do limite de isenção, já no magnético para as seguradoras é declarada a totalidade da remuneração (valor isento e não isento da remuneração). Ex.: Valor de subsídio de alimentação com valor acima do limite de isenção em termos de Segurança Social.
  • Não declarar qualquer valor – o valor da remuneração não é considerado no magnético para a seguradora. Ex.: Valores relativos a compensação/indemnização por fim de contrato não são recebidas com carácter de regularidade, pelo que, caso assim se entenda, poderá configurar-se a remuneração para não constar no magnético para a Seguradoras.

Por omissão, é mantido o comportamento anterior, ou seja, mantém-se ativa a opção Declarar valor sujeito a segurança Social.

Como Atualizar

Para usufruir da atualização será necessário instalar a versão disponibilizada (ou superior) via PRIMAVERA Deployment Center:

  • Recursos Humanos – versão 9.1509.1127
    RHPLE915091127.exe ou RHPLP0915091127.exe

Âmbito

Versões: 9.15
Localizações: Portugal

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Primavera Pssst! e Tlim – Alteração às versões gratuitas

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Informamos que, a partir de 8 de novembro de 2018, iremos efetuar uma alteração na política de disponibilização dos produtos Pssst! Express e Tlim Express.

Assim, à semelhança do que já acontece no PRIMAVERA Express e Jasmin Express, também nestes produtos a lógica dos limites de faturação na versão gratuita vai passar a ser de faturação acumulada. Ou seja, com o Pssst! e o Tlim Express as empresas poderão faturar gratuitamente até 40.000€ (Portugal) e 2.500.000 CVE (Cabo Verde) de forma contínua/acumulada. Quando esse limite for atingido, o utilizador será convidado a evoluir para a versão paga – Pssst! Easy e Tlim Easy.

Esta nova política de licenciamento será introduzida na Service Release (SR) de 8 de novembro que terá um conjunto de outras novidades.

Novidades v8.30 SR6

Foram disponibilizadas novas versões dos produtos Pssst!, Tlim, Pssst!Mobile e POS Integrator, bem como das Ferramentas de Integração, nas quais se destacam as seguintes novidades:
 
Pssst! e Tlim:

  • Pré-visualização – possibilidade de visualizar os documentos, listagens e mapas previamente no ecrã e, opcionalmente, imprimir;
  • Geometria do Ecrã – configuração da largura da grelha de registo de modo a otimizar o uso em ecrãs Standard(4:3), Wide (16:9) e Ultrawide (21:9);
  • Largura de Impressão – possibilidade de definir o número de colunas de impressão de forma a adaptar os documentos às diversas larguras de impressão, desde impressoras reduzidas (32 colunas) até às estendidas (80 colunas).

Pssst!:

  • Melhoria geral nos pedidos – possibilidade de configurar a impressão do pedido em função da origem (local, terminais de rede ou mobile); novas configurações das observações; melhorias na formatação dos pedidos e impressão de alteração de pedido;
  • Descarga de cartões pré-pagos – devoluções de dinheiro ou reutilização de cartões em estabelecimentos com consumo mínimo.

 Tlim:

  • Cartões recarregáveis – nova funcionalidade.

Pssst!Mobile:

  • Melhoria nas observações – suporte às observações de componentes de produtos compostos.

POS Integrator:

  • Suporte a contas caixa (da tesouraria) distintas para os movimentos de abertura e fecho.

Ferramentas de Integração:

  • Cloud Services – melhorias na infraestrutura de integração através de Web Services. Esta tecnologia está disponível para todos os clientes que possuam licença do P&T Exchange.
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Primavera OE (PT) – Office Extensions SR6

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Informa que se encontra disponível uma atualização do Office Extensions. Esta não será suportada por versões inferiores ao Office 2013 (Professional e Home/Business).

A versão SR5 continuará a ser disponibilizada apenas para correção de erros críticos, até ao final de janeiro. A partir desta data esta versão deixará de estar disponível para instalação.

Como Atualizar

Para usufruir desta atualização será necessário instalar a versão disponibilizada (ou superior) via Deployment Center:

OE900 versão 9.0007.1006
XLS_ACC900 versão 9.0007.1015
XLS_HR900 versão 9.0007.1005
XLS_PLT900 versão 9.0007.1005
XLS_SAL900 versão 9.0007.1006

Âmbito

Versões: v9.0
Produtos: Office Extensions
Localizações: Todas

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Primavera Serviços Técnicos Novas Funcionalidades

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Informa que foi disponibilizada uma versão do módulo de Serviços Técnicos (STP) com novas funcionalidades:

  • Faturação parcial de consumos efetuados nas intervenções registadas num processo, permitindo desta forma faturar consumos em momentos distintos;
  • Ativação/Desativação da hierarquia de Objetos de Serviços, possibilitando desta forma uma utilização de códigos de objetos superior a 15 caracteres.

Como Atualizar

Para usufruir destas funcionalidades será necessário instalar a versão disponibilizada (ou superior) via Deployment Center:

  • Módulo de Serviços Técnicos– versão 9.1509.1025
    STPLE0915091025.exe

Informação Importante:

Faturação parcial de Processos de Serviços Técnicos

O módulo de Serviços Técnicos permite agora faturar processos de forma parcial.

A faturação parcial é realizada, através do processamento de um único processo, no utilitário de faturação existente nas Vendas.

As linhas eliminadas, no documento gerado pelo utilitário, vão continuar disponíveis para faturar.

Hierarquia de Objetos de Serviços Técnicos

Está agora disponível a ativação/desativação da hierarquia de Objetos de Serviços Técnicos.

No Administrador, acedendo a Serviços Técnicos | Parâmetros da Empresa | Outros é possível ativar ou desativar a hierarquia. A ativação da hierarquia pressupõe que não existem Objetos com ascendente, enquanto que a desativação pressupõe que não existem Objetos com código superior a 15 caracteres.

A utilização da hierarquia de Objetos permite a configuração de 3 níveis de objetos, com um máximo de 15 caracteres cada. A desativação desta funcionalidade permite a criação de objetos com código até 47 caracteres.

Âmbito

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