As falhas de segurança e os casos de exposição de dados mais importantes de 2018

Partilhar

Recordamos aqui quais foram os dez incidentes de segurança que expuseram maior quantidade de informação pessoal de utilizadores e clientes em 2018.

2018 vai ficar na história como um ano em que a proteção de dados e a privacidade tomou um rumo diferente e histórico com a entrada em vigor, em maio, do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia. Este facto parece ter sido o ponto de partida para que legislações similares de GDPR se terem começado a replicar em distintas partes do mundo; como é o caso do Brasil com o LPGD, o estado da Califórnia com o CCPA, a China com a sua recente lei de proteção de dados, e outros países como o Japão, com a sua intenção de conseguir um acordo de adequação recíproca com a União Europeia para a proteção de dados.

Perante isto tendemos a pensar de forma otimista, mas lamentavelmente 2018 não foi exceção em relação a outros anos no que respeita a casos de falha de segurança e exposição de dados de utilizador. De facto, em 2018 registaram-se vários casos; alguns trataram-se de falhas provocadas por ataques criminosos, enquanto que outros se trataram de exposição de dados mesmo que sem indícios de que alguém se tenha aproveitado dessa exposição ou falha de segurança. O mais relevante de 2018 foi o incidente que sofreu a cadeia hoteleira Marriot International, que já se converteu na falha de segurança mais importante da história. De seguida relembramos alguns dos que consideramos que foram os mais importantes 2018.

1. Facebook e Cambridge Analytica

2. A exposição de dados do Google+

3. Falha de segurança que envolveu os clientes da cadeia Marriot International

4. Quora expôs informação pessoal de 100 milhões de utilizadores

5. Número de CPF de milhões de brasileiros ficaram expostos durante vários meses 

6. Dados de 150 milhões de contas expostas pelo MyFitnessPal

7. Dados de 92 milhões de utilizadores expostos no site MyHeritage

8. 340 milhões de dados da empresa Exactis

9. British Airways sofreu roubo de dados de 380 mil cartões de pagamento de clientes

10. Subsidiária da Expedia comprometeu dados de cartões de pagamento de 880 mil clientes 

Fonte: Blog ESET

Carregue aqui para informação detalhada

Posted by rbadmin  |  0 Comment  |  in Segurança Destaques, Segurança Informática

Comments are closed.