Comportamentos Vs. Segurança dos Sistemas de Informação

Partilhar

 

Muito se tem falado nas ciberameaças no que diz respeito à segurança dos Sistemas de Informação das organizações, mas mais do que temer estes ataques organizados, devemos olhar para dentro das organizações e procurar implementar políticas de segurança de informação que mitiguem as falhas internas.

Segundo o estudo “Cost of Cybercrime”, da consultora Accenture, 81% das quebras de segurança nas empresas resultam de roubos de credenciais, na maioria dos casos resultantes de comportamentos menos adequados dos colaboradores, tais como deixar ligado o PC sem estar bloqueado nas ausências, partilhar passwords com os colegas, escreveu-las em locais visíveis, entre outros.

Embora supostamente seja senso comum que as passwords são como a escova de dentes, não se devem partilhar, podemos constatar que devemos sempre questionar se o nosso senso comum é igual ao dos nossos colegas, como podemos ver no vídeo em baixo, em que um membro do parlamento português afirma publicamente que é impossível trabalhar em equipa sem esta partilha.

https://dms.licdn.com/playback/C4D05AQFTTiNyoCT7RQ/08a960fded204fe983b1076b77a7950e/feedshare-mp4_3300-captions-thumbnails/1507940147251-drlcss?e=1544112000&v=beta&t=W1Jv6ViqzQ1aJhQ9aMwobJHitf298zVsDd2xuWapZxc

O RGPD menciona várias diretrizes neste sentido, por isso consideramos importante criar, escrever, testar e controlar os novos procedimentos!

Posted by rbadmin  |  0 Comment  |  in Comunicados, Comunicados em Destaque, RGPD, Segurança Destaques, Segurança Informática

Comments are closed.