Primavera Fiscal Reporting (PFR) – Declaração Periódica do IVA

Partilhar

A Portaria n.º 166/2018, publicada a 8 de junho, alterou as instruções de preenchimento do anexo de regularizações do campo 40 que integram a declaração periódica do IVA.

Com esta alteração, passou-se a exigir no preenchimento do documento retificativo da fatura a indicação da data de emissão (ano/mês), no Subquadro 1-A do Quadro 1, se o sujeito passivo inscreveu regularizações a seu favor no campo 40 da declaração periódica do IVA.

Informamos que a PRIMAVERA disponibilizou uma nova versão da Declaração Periódica do IVA, de acordo com as novas instruções de preenchimento.

 

Como Atualizar

Para obter estas melhorias será necessário instalar a versão disponibilizada via Deployment Center:

  • Fiscal Reporting – versão 8.0001.1696
    PFRIND0800011696.exe
  • PRIMAVERA Connectors – Versão 8.0001.1846
    PRICONIND0800011846.exe
  • Modelo DPIVA – versão 8.0001.1150:
    MOD_DPIVAIND0800011150.exe

 

Notas Importantes

Os documentos de regularização, cujos valores do IVA são reportados no Quadro 1-A do Anexo 40 e não possuem informação do documento regularizado na contabilidade, serão apresentados neste anexo com o período do documento de regularização.

Recolha de informação do documento a regularizar na contabilização de notas de crédito

Portaria n.º 221/2017, de 21 de julho, que aprova o novo modelo da Declaração Periódica do IVA (DPIVA), a partir de 1 de setembro de 2017, entre outras alterações, passa a obrigar a indicação no Quadro 1-A do Anexo 40 a data (AAAA/MM) do documento que está a ser regularizado, com a nota de crédito emitida.

Por sua vez a Portaria nº 166/2018, de 8 de junho, introduz alterações a este procedimento passando a exigir no preenchimento do Subquadro 1-A do Quadro 1 a indicação da data de emissão (ano/mês) do documento retificativo da fatura, quando o sujeito passivo tenha inscrito regularizações a seu favor no campo 40 da declaração periódica do IVA.

Para dar resposta a esta necessidade legal, a PRIMAVERA informa que foi disponibilizado, no módulo de Contabilidade, a possibilidade de indicar, ao nível das classes do IVA de regularização a favor da empresa, qual o documento cujo IVA está a ser regularizado e/ou retificado.

Esta nova funcionalidade aplica-se nos seguintes cenários:

  • Lançamento de documentos pelo editor da Contabilidade
    Quando do lançamento de um qualquer tipo de documento na contabilidade, ao indicar uma classe do IVA, configurada para reportar valores no Quadro 1-A do Anexo 40 e incidência nos campos 01-A 78 N2, 02-A 78 N3 ou 04-A 78 N6, será dado ao utilizador a possibilidade de indicar qual o documento que está a ser regularizado;
  • Integração na Contabilidade de notas de crédito emitidas pelo editor de vendas da Logística
    Quando da integração na Contabilidade das notas de crédito emitidas na Logística, por cópia de linhas ou estorno, a aplicação automaticamente associará às classes do IVA, configuradas para reportar valores no Quadro 1-A do Anexo 40 e incidência nos campos 01-A 78 N2, 02-A 78 N3 ou 04-A 78 N6, a informação dos documentos que estão a ser regularizados;
  • Importação na Contabilidade pelo ficheiro de texto
    O formato de importação de ficheiros para integração na Contabilidade passa a permitir a adição de informação sobre o documento a regularizar, em cada classe do IVA.

Como recolher dados para o Quadro 1-A do Anexo 40 do novo modelo da DPIVA?

A recolha de dados para o Quadro 1-A do Anexo 40 do novo modelo da Declaração Periódica de IVA é feita através da coluna da classe de IVA selecionando o documento que está a ser regularizado.

Para selecionar o documento que está a ser regularizado, executar os seguintes passos:

  1. Aceder ao menu Plano IVA em Tabelas | Contabilidade | Planos | Plano IVA;
  2. Editar uma classe de IVA e clicar no separador Modelos Fiscais.
  3. Nesse separador, na coluna Modelo, selecionar a opção DPIVA-A40. Depois selecionar a opção pretendida – 01-A 78 N2, 02-A 78 N3 ou 04-A 78 N6 – na coluna Incidência;
  4. Gravar;
  5. Aceder ao menu Movimentos em Contabilidade | Movimentos;
  6. Criar um Novo documento, usando o configurado previamente;
  7. Lançar uma conta, associar a classe de IVA configurada previamente na coluna respetiva;
  8. Aceder ao separador Documento a regularizar e selecionar o documento a regularizar;
  9. Confirmar.

Âmbito

Versões: 8.00
Produtos: PFR
Localizações: Portugal

Posted by rbadmin  |  0 Comment  |  in Comunicados, Comunicados em Destaque, Gestão, Gestão Destaque

Comments are closed.